Saiba como evitar bolas de pelos nos gatos

A bola de pelo é um problema comum para tutores que têm gatos em casa. A formação delas começa quando os gatos fazem a própria higienização com lambidas. A língua áspera remove os pelos mortos, que acabam engolidos.

Os pelos não digeridos podem acumular no sistema digestivo do animal formando as tricobezoares ou bolas de pelos. Elas causam incômodo no animal que as elimina através do vômito.

A formação da bola de pelo é natural, mas é possível reduzir a quantidade proporcionando maior bem-estar e saúde ao pet. Veja como evitar este problema no seu gatinho com as dicas abaixo.

Como se formam as bolas de pelos?

Sabemos que gatos são animais muito higiênicos. Parte disso se deve ao fato do famoso “banho de gato”, a limpeza feita por meio de lambidas.

Ao se lamber, seu bichinho acaba engolindo pelos. Eles não são digeridos, mas normalmente passam sem problemas pelo trato digestivo do seu pet e são eliminados nas fezes dos gatinhos.

Porém, às vezes a quantidade de pelos é tão grande que o organismo do gato tem dificuldades para elimina-los. É aí que se formam as famosas bolas de pelos e o mais comum é que elas sejam eliminadas por vômito. Além da grande quantidade de pelos, a pelagem longa demais ou cheia de nós também colabora para o aumento das tricobezoares.

Normalmente, a bola de pelo causa incômodo no pet e, por isso, ele faz aqueles barulhos típicos e desagradáveis para se livrar através do vômito. Mas eventualmente, a bola de pelo pode formar um bloqueio e se tornar verdadeiramente perigosa para a saúde do pet. Por isso, fique atento aos sinais que listamos abaixo:

Sintomas de bola de pelo em gatos

  • Gato forçando o vômito sem eliminar a bola de pelo
  • Falta de apetite
  • Constipação
  • Diarreia
  • Barriga inchada
  • Letargia

Caso seu gato apresente qualquer um desses sinais, o melhor a fazer é consultar um veterinário. Além disso, se ele produz bolas de pelo com frequência, também vale a pena seguir nossas dicas abaixo.

Como evitar bolas de pelos?

Uma das melhores maneiras de evitar a formação da bola de pelo em gatos fácil e até divertida. A escovação periódica é a melhor forma de reduzir o volume de pelos mortos e, por consequência, diminuir a ingestão.

Você pode escovar o seu animal com luvas para eliminação de pelos ou fazer o uso de rasqueadeiras para gatos. Ao escovar o pet, você acaba ajudando no processo da limpeza e já retira parte dos pelos soltos do bichano. Assim, sobra menos para ele engolir.

Existem também diversas rações anti bolas de pelos, que já são comercializadas com a intenção de ajudar com problemas específicos de saúde de gatos. O comum é que essas rações para gatos tenham bastante fibra, o que facilita a eliminação.

Além dos alimentos secos que ajudam a evitar a formação das bolas de pelo e auxiliam na eliminação, ainda existem os petiscos. Alguns petiscos são desenvolvidos especialmente para esse fim e você ainda pode contar com a grama para gatos e catnip.

Manter seu gato bem hidratado é outro cuidado que ajuda a evitar a formação da bola de pelo. A água vai ajudar na eliminação de quaisquer pelos que a escovação não deu conta.

Por fim, se seu gato está se lambendo com uma frequência compulsiva, isso pode ser simplesmente sinal de tédio. Por isso, invista no enriquecimento ambiental e torne a rotina do seu pet muito mais divertida e interessante. Por exemplo, você pode trazer novos brinquedos para gatos que sejam interativos ou encontrar uma atividade e brincadeira que vocês possam curtir juntos.

Vamos listar tudo o que você pode fazer para evitar bola de pelo no seu gato?

O que fazer quando o gato está com bola de pêlo?

Se mesmo após todos os cuidados, seu gato ainda tiver eliminar bola de pelo observe. Porém, ele apresentar algum sintoma de obstrução, corra para um médico veterinário.

Especialmente se seu gato tem pelos longos, a tendência é de que ele sofra mais com as bolas de pelos. Aliás, gatos mais velhos têm também maior tendência em sofrer com bolas de pelos. Isso porque conforme eles envelhecem, acabam aprimorando os banhos de gato e, consequentemente, engolem mais pelos.

Mas gatos filhotes também podem ter problemas com bolas de pelos. Se você tem um filhote, agora é a melhor hora para acostumar seu gatinho a ser penteado com frequência. Isso pode fazer uma super diferente na saúde de gatos no futuro.

Fonte: CobasiFacebookTwitterWhatsApp

Saiba como evitar bolas de pelos nos gatos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *