ANTES DE ADOTAR

Se antes gatos sofriam preconceito, os números mostram que, hoje em dia, a situação dos bichanos é bem mais animadora. Estima-se que quase 20% da população tenha um ou mais gatinhos em casa. As pesquisas mostram, ainda, que adoção de gatos chegou a 85%.

Motivos para adotar um gatinho realmente não faltam. Mas é bom saber que a decisão é séria e exige cuidados, indo muito além do ato de ir a uma feira de adoção e de levar um bichano para casa.

Antes da chegada em casa

Para quem já pesquisou bastante e está decidido a adotar um gatinho para chamar de seu, uma dica valiosa é já começar a preparar o terreno. Isso porque os bichanos são exigentes e demandam cuidados específicos que, caso não cumpridos, podem transformar sua adaptação difícil ou até mesmo fatal. Veja as principais medidas:

Telar as janelas 

Por serem muito curiosos, gatos estão sujeitos a brincar e a escorregar de parapeitos com resultados bastante desastrosos para quem mora em apartamentos. Por isso, a primeira coisa para quem pensa na adoção de filhotes ou adultos é garantir a segurança deles colocando telas nas janelas. 

Há ONGs, inclusive, que não permitem a adoção sem ter isso garantido. Portanto, a primeira coisa a fazer antes de adotar gato é telar as janelas e qualquer fresta que o pet possa ultrapassar.

Providenciar o necessário para as necessidades básicas 

Na hora da adaptação de um gato recém-adotado, ajuda muito o fato de ele chegar em casa e já ter caixa de areia, comedouro, bebedouro, cama e ração de qualidade. Se possível, já compre também uma caixa de transporte e rasqueadeira para sua escovação.

Garantir entretenimento para o bichano 

A última coisa que você quer é que seu novo amigo alivie o estresse dos primeiros dias arranhando suas cortinas ou o seu sofá. Então, providencie algum tipo de diversão a ele, como arranhadores, bolinhas, etc.

Primeiros cuidados com o recém-adotado

Você já deixou a casa preparada, com telas nas janelas, foi a uma feira de adoção de gatos e escolheu um peludo lindo que tem tudo a ver com você. E agora? Confira os primeiros cuidados necessários com o novo amigo.

Procure não pegá-lo no colo toda hora 

Apesar de ser um gesto de carinho, pegar o novo amigo de quatro patas pode estressá-lo nessa fase. É importante dar um pouco de espaço ao peludo para que ele se adapte ao ambiente e, aos poucos, vá voluntariamente ao colo do tutor.

Deixe-o à vontade para explorar a casa

Você pode e deve apresentar os locais em que ficarão a cama, o comedouro e a caixa de areia, mas faça isso de maneira natural, deixando-o cheirar bastante a fim de se familiarizar com o ambiente.

Leve-o ao veterinário assim que possível

Mesmo que ele esteja com aparência saudável, levá-lo ao veterinário é bom para certificar o estado de saúde dele e até para pegar orientações com um especialista. No caso de gatinhos para adoção, a história é diferente. Isso porque, nesse caso, um banho é essencial, devido às possíveis doenças e sujeiras.

Cheque a carteira de vacinação

Aos 120 dias de vida, os filhotes já devem ter tomado todas as doses da vacina Quádrupla Felina, assim como a vacina antirrábica. Já no caso dos gatos para adoção mais velhos, as vacinas também devem ser administradas uma vez por ano. 

Quanto à castração, por lei, todos os animais colocados em feiras de adoção devem estar castrados. Já no caso de gatos adotados da rua, converse com um veterinário de confiança sobre o assunto.

Fonte: Petz